Práticas Desobedientes é um programa de formação para jovens artistas com foco em aprendizagem coletiva e pedagogias libertarias baseado em Cachoeira - cidade do recôncavo baiano.

 

Práticas Desobedientes utiliza estratégias e metodologias através dos processos de criação em arte para construir experiências interessadas em liberação cognitiva, desobediência epistêmica e auto emancipação.

 

Práticas Desobedientes é um projeto independente fruto das ações de extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB),  concebido em formato de grupo de estudos e segue trabalhando na formação de jovens artistas a partir do desenvolvimento de linguagens e epistemologias incomensuráveis.

Práticas Desobedientes deseja dividir, multiplicar e pensar arte contemporânea a partir de novas centralidades para o conhecimento. 

 

Práticas Desobedientes é um programa conceitual interessado na composição de novas línguas endereçadas ao presente.

Em 2019 Práticas Desobedientes foi composto pelos artistas e estudantes: Allan da Silva, André Luís, Ari Frost, Eduarda Gama, George Telles, Jamile Cazumbá, Kaick Rodrigues, Larissa Neres, Lorena Leão, Marcos da Matta, Michele Nascimento, Rafael Santos, Vinny Nepomuceno.

 

Coordenação do programa: Tarcísio Almeida

 

Pesquisador, desenvolve projetos ligados a práticas artísticas contemporâneas, diálogos curatoriais e processos de aprendizagem coletiva. Atualmente dedica sua pesquisa a acompanhamentos artísticos baseados em modos de criação comprometidos com formas de liberação, liberdades e justiças cognitivas a partir do campo das artes visuais. É mestre em psicologia Clínica pelo Núcleo de estudos da Subjetividade (PUC - SP) e professor no Centro de Artes, Humanidades e Letras no curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB - BA) território em que desenvolve os programas de pesquisa e extensão Práticas Desobedientes e elixir;