Orientad_s desde o universo conceitual instalado pelo artista Zofir Brasil entre as décadas de 1960 e 1980 na cidade de Rio de Contas (BA), tensionaremos as insuficiências do pensamento moderno ocidental na criação de parâmetros de avaliação sobre a produção artística organizada por modos de vida que não dialogam com seus cânones. Nesse sentido, ao questionarmos as formas de "narrativa estética", as quais distinguem o outro, classificando-o e desqualificando-o em relação aos modelos instituídos de arte, não apenas compreendemos as engenharias de poder e controle operadas pelo conhecimento. Mas, abrimos espaços de liberdade em que podemos experimentar outras vias de narrar e produzir o mundo a partir da estética. Zofir Brasil e o saber intergaláctico é um laboratório organizado em  três encontros online voltado para artist_s, estudantes, pesquisador_s e profissionais do ensino (de qualquer formação) que tenham interesse em somar suas experiências na criação de contra narrativas a partir da história da arte. Os encontros marcam a abertura das ações educativas do programa Práticas Desobedientes no ano de 2021 e serão mediados por Tarcisio Almeida, pesquisador e coordenador do programa.

Este projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

INSCRIÇÕES: 25/02 a 07/03

SELEÇÃO E DIVULGAÇÃO DE INSCRIÇÕES: 08/03

ENCONTRO 1: 11/03 [19:00 as 21:30]

ENCONTRO 2: 18/03 [19:00 as 21:30]

ENCONTRO 3: 25/03 [19:00 as 21:30]

Os encontros serão ministrados através de plataforma online. É necessário ter acesso a internet.

O processo seletivo priorizará pessoas que estejam fora dos grandes centros urbanos, modos de vida dissidentes e práticas não institucionais.